Visualizzazioni totali

lunedì 17 gennaio 2011

Restos mortais de Malangatana foram a enterrar na terra natal


Maputo, 14 jan (Lusa) -- O pintor Malangatana Valente Ngwenya, falecido no passado dia 5, foi hoje sepultado na sua terra natal, Matalana, a 40 quilómetros de Maputo, em funeral de Estado que contou com a participação do Governo, família e populares.

Eram 11:50 locais (09:50 de Lisboa) quando a urna contendo os restos mortais do artista foi colocada na sepultura do jazigo de mármore por seis militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), para depois ser baixada para o fundo da campa através de um ascensor automático.

Enquanto a urna descia, as FADM disparavam 19 salvas de canhão e uma banda militar tocava o "Pátria Amada", o hino moçambicano.
© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Malangatana Valente Ngwenya (6 de Junho de 1936, Matalana, distrito de Marracuene, Moçambique - 5 de Janeiro de 2011, Matosinhos, Portugal) foi um artista plástico e poeta moçambicano, conhecido internacionalmente pelo seu primeiro nome "Malangatana", tendo produzido trabalhos em vários suportes e meios, desde desenho, pintura, escultura, cerâmica, murais, poesia e música.

Nessun commento:

Posta un commento